Ano da Vida Consagrada
Padre Hugo Martins
Paróquia de Padre Hugo
Ano da Vida Consagrada
No final de um encontro com os Superiores Gerais dos Institutos Religiosos, em Novembro de 2013, em Roma, o Papa Francisco anunciou que o ano de 2015 seria dedicado à Vida Consagrada. Esta proposta dirigida a toda a Igreja insere-se no contexto da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano ↗ II, especialmente por ocasião do cinquentenário do decreto «Perfectae Caritatis» sobre a renovação da Vida Religiosa na Igreja.
Os principais objetivos deste ano são os seguintes: «Fazer memória agradecida do passado», «abraçar o futuro com esperança» e «viver o presente com paixão». A CEP, afirma, na sua nota pastoral, que os 50 anos que nos separam do Concílio Vaticano II são momento de graça para a Vida Consagrada, que percorreu um caminho de renovação guiada pelo Espírito, vivendo as suas fraquezas e infidelidades como experiência da misericórdia e do amor de Deus. As crises atuais e as incertezas no amanhã devem ser assumidas como desafio e ocasião favorável para os consagrados crescerem em profundidade como homens e mulheres de esperança. Esta esperança impele-nos a uma paixão de enamoramento, de verdadeira amizade, de comunhão; uma paixão por evangelizar a própria vocação e testemunhar a beleza do seguimento de Cristo; uma paixão para despertar o mundo com testemunho profético, em presenças significantes nas periferias geográficas e existenciais da pobreza.
A Vida Consagrada está colocada no coração da Igreja, como elemento decisivo para a missão, visto que exprime a íntima natureza da vocação cristã. E continua a ser um dom precioso e necessário também no presente e para o futuro do povo de Deus, porque pertence intimamente à sua vida, santidade e missão. Os consagrados são chamados a assumir, na radicalidade do seu ser, a mesma exigência que é feita a todos os discípulos de Cristo, no horizonte das bem-aventuranças: «Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste».
A vida de consagração em castidade, pobreza e obediência, seguindo de perto o estilo de vida de Jesus Cristo, é um tesouro para a vida e missão da Igreja. O Concílio Vaticano II «confirma e louva os homens e mulheres, irmãos e irmãs que nos mosteiros, escolas, hospitais ou missões, embelezam a Igreja com a sua perseverante e humilde fidelidade na mencionada consagração e prestam generosamente às pessoas os mais variados serviços» (LG, 46).
Os religiosos e religiosas da nossa diocese querem ser Testemunhas da Alegria pela sua pertença a Jesus Cristo e Sair para fora de si mesmos para construir comunhão com todo o Povo de Deus. Propõem-se, ao longo deste ano, viver mais intimamente a sua vocação, despertar o mundo com o seu testemunho profético, fomentar o interesse de todo o Povo de Deus para a importância da Vida Consagrada na Igreja e no mundo e apoiar a pastoral juvenil vocacional às diferentes vocações cristãs na Igreja.
Outras Leituras Recomendadas
"A Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes."
←Voltar ao Blog